O PROJETO TAMPATINHAS tem caráter educativo, socioambiental, não governamental que surgiu da iniciativa independente de amigas ativistas que propõe e incentiva a população de Betim/MG e região coletar e destinar de forma correta tampinhas de plástico, metal, lacres, latinhas de alumínio e óleo de cozinha usado para os pontos de coletas credenciados.
Essas doações são destinadas, posteriormente, para empresas recicladoras gerando créditos que servem de financiamento para a realização das castrações de animais de rua de Betim, possibilitando ajudar mais animais em situação de vulnerabilidade.
Qual o procedimento para entregar tampinhas e colaborar com o projeto?
As doações devem ser armazenadas em sacolas e entregues nos pontos de coleta cadastrados pelo projeto. É interessante que as tampas de plástico estejam limpas e secas. Esse procedimento é importante para evitar mau cheiro, contaminação e insetos. cada material deve ser separado por tipo.
Caso você tenha essa disponibilidade, nos ajudará em dobro. Outro fator importante é que as tampinhas limpas geram um valor maior de arrecadação para o projeto, desta forma possibilitando ajudar mais animais situação de vulnerabilidade.
Qual o procedimento após recolhimento nos pontos de coleta?
As doações são retiradas e levadas para um local onde é feita a triagem, separação por cor e tipo de material, pesagem e são encaminhadas para a empresa de reciclagem. O valor arrecadado no final do processo, de acordo com o peso das tampinhas entregues, é repassado para o Projeto Tampatinhas administrar.
Posso doar as tampinhas já limpas e separadas por cor?
Com certeza!
Doar tampinhas de plástico já separadas por cor facilita e otimiza o trabalho que é feito após a retirada nos pontos de coleta. A separação por cor agrega valor para a comercialização do material, por essa razão sempre a fazemos.
O que é feito com os materiais que são doadas ao projeto?
Todas as doações são destinadas para empresas parceiras que são responsáveis por converter os resíduos em novos produtos.